- Limpeza do jardim existente, com remoção de exemplares arbóreos mortos, podas de limpeza e formação nas árvores a manter e remoção de espécies invasoras.
- Estudo dos elementos construídos de contenção de terras – muros em sienito erigidos manualmente – com identificação dos troços a necessitar de recuperação e proposta de novos muros semelhantes aos existentes para resolução de áreas críticas de erosão superficial do solo.
- Desenvolvimento de conceito de intervenção integrado no contexto rural na propriedade, sem retirar a centralidade às vistas do local.
Com estas três prioridades estabelecidas, desenvolveu-se uma proposta assente na criação de áreas plantadas com cores neutras cobertas com casca de pinho e a utilização de madeiras de formas diversas (percursos, escadas, elementos pontuais). Todo este conjunto de intervenções complementado com um sistema de rega gota-a-gota oculto com controlo wi-fi e utilização de telas para controlo de infestantes. Foi preservado um pequeno relvado sobranceiro à piscina e que funciona numa plataforma intermédia entre tal área e a moradia. À cota mais baixa da propriedade, foi reforçado um pomar existente, com a plantação de diversas árvores de fruto.
O resultado final prima pela integração harmoniosa de um jardim com uma paisagem de elevado valor cénico em que o principal valor não passou pelo que executou mas antes pelo que se preservou e valorizou (os muros, elementos de água, o arvoredo, as vistas singulares).