- A proposta deve assumir uma linguagem icónica que permita o fácil reconhecimento da rotunda para todos, evocando a semiologia que o local encerra.
- A utilização regrada e criteriosa na utilização de material vegetal em face do custo crescente de água para futuras regas. Paralelamente à presente condição.
- Necessidade de soluções duráveis e de fácil manutenção, uma vez que a preservação desses espaços será feita pelos meios próprios da Junta de Freguesia de Quarteira. Justifica-se dessa forma o recurso a materiais inertes e a espécies de reduzida manutenção, em detrimento de soluções de manutenção mais intensiva (exemplo: relvados).
- Cumprimento de toda a legislação aplicável para a localização em apreço, nomeadamente no que concerne à acessibilidade pedonal ou à sinalização das vias de circulação automóvel (nomeadamente na rotunda) Pretende-se dessa forma evitar, em fases ulteriores do projeto e/ou da obra conflitos com entidades públicas com responsabilidade sobre o local em causa.
- Avaliação da iluminação pública já existente, com uma intervenção criteriosa que permita uma cobertura luminosa em consonância com a centralidade em causa.
Assumindo este conjunto de pressupostos, e reconhecendo a ligação indissociável entre Quarteira e o Mar (ligação essa plasmada de forma clara na imagem visual da Junta de Freguesia de Quarteira), tornou-se evidente para a ALA a necessidade de incorporar tal representação no principal ponto de entrada desta cidade.
Na Rotunda, espaços que terá um maior impacte visual sobre os transeuntes, promoveu-se a uma reformulação profunda da formalização da rotunda, abandonando a atual ocupação com um relvado e quatro palmeiras para uma composição que vem realçar a onda e o mar como elemento identificador de Quarteira. Tal referência é materializada através de um conjunto de elementos em aço cor-ten, cujos perfis se assemelham a ondas e cuja implantação promove a uma leitura dinâmica para que circunda este nó de acesso rodoviário. Tais elementos são complementados com cinco canteiros com espécies sub-arbórea que irão assegurar a diversidade cromática que tal espaço tanto necessita.
As “ondas” em aço cor-ten que aqui irão constituir único elemento construído. A sua construção recorre a quatro perfis metálicos de altura variável, sendo tais elementos suportados através de uma estrutura interior a qual assegurará a sua integridade e constituindo o meio a partir do qual se fará a sua fixação ao solo (através de massames de betão).
Na vegetação efetuou-se o transplante de uma das palmeiras existente e a preservação das outras três. Dessa forma evidencia-se o eixo pré-existente, equilibrando visualmente a composição do conjunto. Quanto ao extrato sub-arbóreo, para cada um dos cinco canteiros propostos propõem-se uma espécie diversa, tendo sido dada primazia àquelas que permitam a formação de maciços densos e visualmente equilibrados.